• Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
© 2017 por Legião Identitária

Como superar o niilismo?

September 28, 2017

O niilismo é um dos maiores males que afeta a juventude atualmente. A pós-modernidade relativizou todos os conceitos e valores, tornando extremamente difícil possuir modelos, símbolos e ideais aos quais se apegar e seguir; bem como a sociedade industrial transformou as relações interpessoais em tremenda superficialidade, sem sentimento verdadeiro e demasiadamente instrumentalizadas. Tudo se resume a um materialismo exacerbado que poderia ser simbolizado em um castelo de areia: tão leve e tão carente de sustentação que pode ser derrubado com apenas um vento. E essa queda dói. Machuca não de maneira física, mas afeta o psicológico. Como válvula de escape, os jovens adotam uma vida de reclusão, procuram formas de escapar da vida real, sendo o entretenimento midiático a maior expressão dessa forma: jogos eletrônicos, séries de televisão, redes sociais e assim por diante. Porém, há aqueles que caminham pelo trajeto oposto: ao invés de se isolar, abrem-se demais e adotam uma vida de exposição. Experimentam de tudo, sem pudor, sem controle. Querem viver tudo o que há para viver, porém sem viver de fato. Afundam-se no hedonismo, abusam das drogas, do sexo, do consumismo, tudo da forma mais exagerada possível. No fim do dia, o efeito entorpecente acaba e o que fica é a tristeza. Somos cercados por um fatalismo de que não há motivo em viver uma vida em favor e significado de algo. Acredita-se que o único fim para a vida é a morte.

 

Como combater, então, o niilismo e adotar uma vida que valha a pena ser vivida?

 

1 - Autodesenvolvimento e o exercício da Virtude

 

"Para constituir a Felicidade, deve haver, como dissemos, a virtude completa e uma vida completa." - Aristóteles

 

Em nossa atual realidade, as palavras Virtude, Honra e Glória perderam a importância. Porém, elas formam os componentes principais para a constituição de uma boa vida. Aristóteles defendia que a felicidade era alcançada através do aprimoramento pessoal - a conquista de uma vida saudável, de conhecimento, de amizades, constituição de família e construção de bens; e o caminho para essas conquistas é o caminho da Virtude: coragem, força, determinação, justiça, generosidade, amigabilidade. Para ele, a felicidade não é baseada no prazer, mas no exercício da Virtude. Para o exercício da Virtude, é necessário possuir a Honra, pois é ela que manterá o indivíduo fiel e comprometido aos seus objetivos. Desistir é abrir mão da Honra. Por fim, a recompensa para o indivíduo virtuoso e honrado é a Glória, que é o autorreconhecimento e o reconhecimento de terceiros pelas conquistas alcançadas.

 

Dito isto, o primeiro passo para a superação do niilismo está no aprimoramento pessoal e no exercício da Virtude. Para alcançar este caminho, o homem precisa de inspiração. Nossa civilização é repleta de exemplos de homens e mulheres virtuosos, os quais servem como guia e sustentação para a construção do bom caráter moral. Essas pessoas compreenderam que é a partir da ação que se alcança uma vida de significado. O ato de exercer a Virtude e procurar a perfeição da natureza humana, era para Aristóteles, o cerne da felicidade. São nestes símbolos de coragem, superação, atitude, sacrifício, honra e diversas outras virtudes, que foram os símbolos e arquétipos que devem nos servir como inspiração. A ação, quando realizada para o aprimoramento pessoal, é capaz de prover ao homem a transcendência e a contemplação além da mera materialidade, conectando-se a um plano metafísico. Há, tanto para os cristãos, como para os pagãos, Virtudes e atitudes em vida que fazem do indivíduo digno de alcançar o paraíso. Procurar o aprimoramento é ligar-se a uma natureza sacra.

 

Estabeleça metas para si mesmo. Supere-se, conquiste e preencha sua vida de significado. Este é o primeiro passo para a superação do niilismo.

 

2 - Cerque-se de pessoas positivas

 

Uma pessoa positiva deve procurar rodear-se de pessoas também positivas. Não é questão de mero otimismo, porém sim sobre pessoas que seguem os mesmos valores e que buscam alcançar os mesmos ideais. Existem tipos de pessoas que são como toxinas, infectando aqueles ao seu redor. Más influências podem afetar diretamente na construção da personalidade de um indivíduo. Elas funcionam como âncoras, atrasando e puxando as pessoas ao seu redor para baixo. Por isso é importante construir amizades e família com pessoas que buscam o que foi dito acima: o exercício da virtude e o aprimoramento. Pessoas em constante desenvolvimento influenciam e contribuem para aqueles ao seu redor. Seja você também uma força de inspiração juntamente com o seu grupo e comunidade, para que possam conquistar em conjunto a felicidade.

 

3 - Seja um vetor de mudanças

 

Buscando tornar-se uma pessoa melhor e realizar isso em conjunto com o grupo, há mais um passo a ser tomado: expandir essa energia positiva para um maior número de pessoas. Transforme-se em alguém que influencie sua comunidade e seu povo. Seja um arauto da Virtude, lute pela causa do resgate dos valores e da identidade. Lembre-se que os seus ancestrais não são apenas seus antepassados diretos, mas todo o seu povo, pois todos que pertencem a ele compartilham de origem e sangue comum. Apenas indivíduos fortes podem criar uma sociedade forte e uma sociedade forte é aquela que pode passar a força adiante para as futuras gerações.

 

Incorporando essas três esferas - individual, comunitária e social - a vida pode adquirir um significado pleno. Sua missão a partir de agora é trilhar este novo caminho e praticar o exercício da Virtude. A Felicidade é o maior objetivo, porém ela é sustentada na Felicidade individual e social. Tenha mente e corpo saudáveis, construa amizades sólidas baseadas em bons valores, cultive sua família e valorize sua história, cultura e comunidade. Torne-se a diferença no mundo para o seu povo. 

Please reload

Arquivo
Please reload

Temas
Autores
Please reload